domingo, 13 de junho de 2010

Tesouro indiano: curry!


O curry é uma mistura de especiarias, que varia conforme a região onde é produzido. Aprenda a fazer essa delícia indiana na sua casa

Nas famílias indianas, a comida não é tratada simplesmente como uma necessidade de sustento físico, mas parte de um círculo cósmico, como no dito: “a comida que o homem come e seu universo devem estar em harmonia”. Regras, rituais e crenças estruturam a complexa culinária indiana tendo o seu coração nas especiarias. A mistura de especiarias chama-se masala. As mais famosas são a garam masala e o curry. O curry em pó varia conforme as regiões em que é utilizado e o tipo de receita (peixe, frango, carne de vaca...) em que é empregado, podendo conter mais de 20 tipos diferentes de especiarias, ervas e sementes. As mais utilizadas são o cardamomo, sementes de mostarda, canela, cravo-da-índia, feno-grego, cominho, semente de coentro, semente de erva-doce, noz-moscada, macis, semente de papoula, pimenta chiles, tamarindo, açafrão, cúrcuma e gergelim. Na Índia, o curry é feito em casa, pois quando vendido pronto já perdeu parte de seus aromas e sabores. A forma em pó, hoje comercializada em todo o mundo, foi difundida no Ocidente pelos ingleses. Segundo a lenda, no fim do século 19, era possível encontrar o curry em pó à venda na Índia. Então, o inglês Sharwood, jantando com o Maharajah de Madras, foi informado sobre um mestre na mistura de especiarias, chamado Vencatachellum. Quando o visitou, descobriu o curry em pó que em seguida levou para Londres, causando enorme sucesso.
* * * * * * *

Vocabulário
Macis: é a casca da noz-moscada.
Arroz basmati: é uma variedade de arroz indiano, famoso por sua fragrância e sabor delicado.
Curiosidade
Na Índia a palavra curry deriva da palavra kari, em tamil, que significa “molho”. Ensopado de carne, frango ou peixe, com vegetais e especiarias. O que conhecemos por curry no Ocidente é o pó de curry, combinação de especiarias, ervas e sementes.
Curry em pó caseiro
Como fazer um curry para incrementar seus pratos
Ingredientes
# 2 pimentas vermelhas secas
# 1 colher (sopa) de semente de coentro
# 1 colher (sopa) de semente de erva-doce
# 1 colher (sopa) de semente de cominho
# 1 colher (sopa) de macis em pó
# 1 colher (sopa) de pimenta-branca em pó
# Meia colher (chá) de cúrcuma
Preparo
Misture numa tigela as pimentas vermelhas, as sementes de coentro, as sementes de erva-doce e as sementes de cominho. Cubra com água fria e escorra. Coloque a mistura em uma panela de ferro grossa. Coloque em fogo baixo até as sementes secarem e começarem a escurecer, aproximadamente por 3 a 4 minutos. Deixe esfriar. Acrescente o macis, a pimenta-branca e o cúrcuma e passe tudo por um processador de alimentos. Pode ser usado em até uma semana sem alterar seu sabor.
Camarão ao curry
Frutos do mar ganham sabor especial
- Ingredientes
# 1 cebola grande picada em pedaços pequenos
# 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
# Meia colher (chá) de sal
# Meia colher (chá) de açúcar
# 3 colheres (sopa) de óleo de milho
# 1 e 1/2 colher (chá) de curry em pó
# 1 pimenta vermelha seca bem picada
# 1 xícara de água
# 200 ml de leite de coco
# 1 colher (sopa) de suco de limão
# 500 g de camarão grande sem casca
# 1 colher (sopa) de coentro picado
- Preparo
Coloque numa panela a cebola, o gengibre, o sal, o açúcar e o óleo, refogando até que a cebola comece a dourar. Acrescente o curry em pó e a pimenta vermelha. Em seguida coloque a água, o leite de coco e o suco de limão e deixe ferver até engrossar. Adicione os camarões, ajuste o sal e coloque o coentro picado. Sirva assim que os camarões estiverem cozidos. Acompanha arroz basmati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário