Pois é, as motos elétricas já são uma realidade. Se nos carros a tecnologia ainda tem que evoluir muito para se tornar viável, nas motos ela já apresenta produtos acabados sendo vendidos.
No Brasil ainda estamos engatinhando. A Kasinski começará a importar da China e vender a Prima Electra, um pequeno Scooter movido por um motor elétrico de 2.000 Watts e baterias de 48 Volts de Chumbo. Esse conjunto leva o Scooter a até 60 km/h, com autonomia máxima de 60 km e recarga completa em 8 horas usando uma tomada comum. Não impressiona, mas é suficiente para uso urbano, para ir e vir do trabalho, por exemplo. Você pode deixar o scooter recarregando durante a noite, e usar durante o dia.
As baterias de chumbo são muito pesadas e apresentam um desempenho bem fraco se comparadas as baterias mais modernas, como as de NiMH ou as de Li-Ion (íons de Lítio), mas já é um começo.
Mas no exterior é que as motos elétricas estão mesmo evoluindo. A Vectrix VX-1 é um Scooter maior, equipado com um motor de 21.000 Watts (equivalente a 26.2 cv) e baterias de Níquel (NiMH), a Moto chega a 100 km/h e tem 100 km de autonomia, tudo isso com uma carga que demora menos de 4 horas.
Mas a evolução não para por ai. A Zero Motorcycles já produz e vende três modelos de motos, uma Trail, uma Dual Sport e uma Motard, que também são 100% elétricas. As motos têm um motor de 20 kW e baterias de íons de lítio, que são ainda mais leves, mais rápidas de recarregar e mais duráveis.
Veja: São motos que já existem e já estão a venda! E existem muito mais!
Além disso, a Zero está desenvolvendo uma moto esportiva para competir na TTXGP, categoria essa criada em 2009 exclusivamente para motos elétricas e que corre em diversos circuitos pelo mundo, inclusive na tradicional Ilha de Man. A moto impressiona pelo desempenho e pela durabilidade da bateria. O desempenho, creio eu, se equivale a uma moto de uns 60 cavalos. A moto acelera forte por 11 voltas no circuito de Infineon, na Califórnia. Como a pista tem 4.06 km, a moto andou 44,66 km a toda velocidade, e ainda sobrou carga para comemorar torrando o pneu traseiro ao final da corrida! Veja o vídeo:
Zero Agni Race Bike
Bateria do Nissan Leaf - A Nissan já produz baterias de Ions de Lítio de baixo custo
Nenhum comentário:
Postar um comentário