segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Um pouco sobre o mundo das pimentas

Pimenta Mulata


Pimenta MULATA
(Capisicum annuum)
(Ardência : 3.000 Scoville)

Conhecida também como sweet purple peppers devido a sua interessante cor roxa, produz efeitos muito decorativos nos pratos. Mede em torno de 2,5com de diâmetro e 5,5cm de comprimento. Com sabor semelahndte ao do pimentão, deve ser usada em saladas, crua ou grelhada. Cultivada principalmente na Holanda e alguns produtores no Brasil.

Para comprar as sementes mande-me um e-mail :


Quarta-feira, Abril 15, 2009

KIT 20 QUALIDADES DE SEMENTES DE PIMENTAS

Quinta-feira, Abril 02, 2009

PIMENTA CHOCOLATE HABANERO


Pimenta CHOCOLATE HABANERO
(Capsicum chinese)
(Ardência : 580.000 Scoville)

É um pouco mais ardida que a BLACK HABANERO sendo considerada a pimenta "domesticável" mais picante que se tem conhecimento.
Originária da Jamaica, esta preciosidade varia do tom esverdeado a Marrom "Bombom", sendo sua semelhança de cor ao Chocolate muito grande.
Tem sabor extremamente frutado. A primeira sensação ao ingeri-la é de estar comendo uma fruta porém muito mas muito ardida.
Muito utilizada seca e defumada.


É UMA RARIDADE

Para comprar as sementes mande-me um e-mail :

Segunda-feira, Março 23, 2009

Pimenta Carrot Bulgarian Pepper


Pimenta Carrot Bulgarian Pepper
(Capsicum Bulgarian Carrot)
(Ardência : 15.000 Scoville)

É uma relíquia de família encantadora (Capsicum Bulgarian Carrot), que tinha a sua semente declaradamente contrabandeados para fora da Cortina de Ferro um quarto de século atrás
“CARROT” significa “CENOURA” em inglês. Esta pimenta  originária da Bulgária de cor alaranjada é muito similar a uma Cenoura apenas na sua aparência, porém seu sabor é frutado e picante ao mesmo tempo. 
O pé de CARROT  BULGARIAN PEPPER cresce entre 45cm a 60cm e é muito produtivo, ou seja, é compacta o suficiente para ser plantada em vasos.  Os frutos crescem perto do caule onde ficam bem protegidos das queimaduras solares. Já o fruto de tamanho entre 9cm e 12cm tem bastante polpa e deve ser colhido apenas quando atingir a cor alaranjada
É muito utilizada tostada na frigideira. 
Qualquer dia desses vou postar uma receita de como tostar pimentas
Sua ardência é mediana e está perto de 15.000 Scoville

Para comprar as sementes mande-me um e-mail :

Quinta-feira, Fevereiro 26, 2009

Pimenta Lemon Drop Hot


Pimenta Lemon Drop Hot
(Capsicum Baccatum)
(Ardência : 28.000 Scoville)

Esta pimenta é uma relíquia das pimenta. Com aroma extremamente cítrico e cor verde-limão, esta pimenta é muito utilizada em pratos e temperos no PERU que é seu país de origem. Sua cor varia do verde-claro opaco ao verde-limão-amarelado (fluorescente). 
De formato cônico alongado, mede de 4 a 6cm de comprimento e 1cm de largura. 
O pé da Lemon Drop Hot chega a crescer cerca de 2 metros de altura, se tornando um arbusto denso. Depois da florada o frutos que carregam o pé dá a aparência de neon brilhante, tornando-se uma excelente escolha para ser utilizado como planta de jardinagem ornamental.
Sua ardencia está em torno de 28.000 Scoville.


Para comprar as sementes mande-me um e-mail :

Terça-feira, Fevereiro 24, 2009

Pimenta SERRANO

Pimenta SERRANO
(Capsicum annuum)
(Ardência : de 10.000 a 23.000 Scoville)

Originária do Mexico, é também conhecida como pimenta-verde, pois geralmente é consumida antes de seus frutos atingirem a maturidade. Sua cor varia do verde-claro ao verde-escuro, mas, depois de maduros, os frutos tornam-se vermelhos, marrons, alaranjados ou amarelos.
Tem uma linda aparencia. Quando madura, o fruto parece que está encerado devido a intensa cor brilhante.
É excelente em molhos para acompanhar frutos do mar, carnes e aves. De formato alongado, mede de 5 a 10cm de comprimento e 1cm de largura. Sua ardencia é considerada média em torno de 10.000 a 23.000 Scoville.

Para comprar as sementes mande-me um e-mail :

Segunda-feira, Fevereiro 23, 2009

Pimenta Mushroom


Pimenta Mushroom
(Capsicum annuum)
(Ardência : 15.000 Scoville)

Dona de uma linda cor amarelo-alaranjada, é bastante brilhante. Conhecida também por pimenta-cogumelo, devido a seu formato campanulado, mede em torno de 4,5 cm de diâmetro e 3 cm de comprimento. É muito cultivada na Jamaica, onde os seus frutos desenvolvem maior pungência do que em outros países, como o Brasil. De modo geral, no entanto, ela apresenta picância suave.

Para comprar as sementes mande-me um e-mail :


Sexta-feira, Fevereiro 13, 2009

Pimenta PETER ou PENIS PEPPER



Pimenta PETER ou PENIS PEPPER
(Capsicum Annuum)
(Ardência : 40.000 Scoville)

Planta vigorosa e ereta de folhagem verde-clara. Frutos alongados e bastante enrugados, medindo cerca de 8 x 2,5 cm, com coloração vermelha brilhante quando maduros.Dicas: conhecida como “Penis Pepper”, em razão da sua aparência é muito utilizada como planta ornamental, sendo indicada também para conservas. Pode ser cultivada em vasos

Para comprar as sementes mande-me um e-mail :

BLACK HABANERO


Pimenta BLACK HABANERO
(Capsicum chinese)
(Ardência : 550.000 Scoville)

É a pimenta mais picante que se tem conhecimento, sendo 100 vezes mais ardida que o Jalapeño. Por isso, é bom ter cuidado ao manuseá-la, para evitar irritações nos olhos e nos dedos.
Apesar da forte picância, seu sabor único e as cores intensas combinam perfeitamente com pratos à base de tomates. Quando maduro, o fruto torna-se levemente doce, a as nuanças frutais se acentuam. 

É UMA RARIDADE

Para comprar as sementes mande-me um e-mail :



Sexta-feira, Fevereiro 06, 2009

Pimenta Pitanga - AMARELA


Pimenta PITANGA - Amarela
(Capsicum baccatum)
(Ardência : de 15.000 a 30.000 Scoville)


De frutos arredondados, cor amarela e estrias laterais, lembra a fruta PITANGA que lhe empresta o nome. Apesar de bastante conhecida no Centro-Oeste brasileiro, ainda é pouco consumida - para sorte de inumeros pássaros, que a adoram
Mede entre 2 e 3cm de diametro e atinge até 2cm de comprimento. Pode ser utilizada em caldos e ensopados de peixe. Sua picância fica entre 15mil e 30mil Unidades de Scoville

Para comprar as sementes mande-me um e-mail :





Pimenta NUMEX BIG JIM


Pimenta NUMEX BIG JIM 
(Capsicum annuum)
(Ardência : de 4.000 a 6.000 Scoville)


Originaria do estado do NOVO MEXICO nos Estados Unidos, esta pimenta é gigante mesmo.
Está relacionada no livro dos recordes como a maior pimenta do mundo. Chega a atingir 12 a 15 polegadas, ou seja, de 30 a 38cm de comrpimento.
Excelente pimenta para ser utilizada em picles ou mesmo para desidratar e fazer pimenta seca, pois sua grande quantidade de polpa dá um alto rendimento.
Seu grau de ardência é baixo, e sua forma mais comum de consumo é quando está madura na cor Vermelha 

Para comprar as sementes mande-me um e-mail :

Terça-feira, Janeiro 20, 2009

Pimenta Jalapeño


Pimenta Jalapeño
(Capsicum annuum)
(Ardência : de 2.000 a 5.000 Scoville)


É a pimenta Mexicana mais popular em toda a América do Norte. Sua generosa polpa garante-lhe o lugar de melhor pimenta para elaboração de molhos. Os frutos, de paredes espessas, possuem formato cônico, com cerca de 5 a 8 cm de comprimento e 2,5 a 3 cm de largura. Antes de amadurecerem apresentam a coloração verde, estriada de tons que variam de claro a escuro, tornando-se vermelhos depois de maduro. O mais comum é que seja consumida ainda verde (é quando tem o maior valor comercial)

Para comprar as sementes mande-me um e-mail :


Segunda-feira, Janeiro 19, 2009

Aji Amarela


Pimenta Aji Amarela
(Capsicum Baccatum)
(Ardência : de 30.000 a 50.000 Scoville)


Embora o termo AJI seja amplamente utilizado na América Latina (com exceção do Brasil), para designar diferentes tipos de pimentas, o correto seria emprega-lo apenas para se referir às plantas da família Capsicum Baccatum. Seus frutos, em geral, são amarelos (daí sua denominação), mas também podem Ter cor vermelha-alaranjada. De formato fino, medem entre 7 e 12 com de comprimento e têm 1,5 cm de diâmetro. Seu sabor lembra o de uma fruta tropical, com um leve toque de amoras. Fresca ou seca, pode ser utilizada em molhos, ensopados e picles.

Para comprar as sementes mande-me um e-mail :


Domingo, Janeiro 18, 2009

ANATOMIA DA PIMENTA

ANATOMIA DA PIMENTA

Quinta-feira, Janeiro 15, 2009

Pimenta PEPERONCINO


Pimenta PEPERONCINO
(Capisicum annuum)
(Ardência : quase ZERO Scoville)
Esta pimenta encontra uma larga aplicação na culinária italiana. Também é bastante popular nos Estados Unidos, onde, as vezes recebe o nome de BELL PEPPER, que também denomina alguns tipos de pimentões. Ela é originária da região da Sicília e da Sardenha, na Itália, e seu nome constitui uma variação da palavra PEPERONI. Com picância quase ZERO Scoville, ou seja muitíssima suave, é ideal para temperar carnes e complementar molhos.
Seus frutos maiores que a dedo-de-moça tem média 10cm de comprimento e 2,5cm de largura.
Seu PICLES é muito famoso e apreciado na culinária.
Para comprar as sementes mande-me um e-mail :

Bruschetta alla Peperoncino


Bruschetta alla Peperoncino


Ingredientes:

· 6 Pimentas Peperoncino
· 1 Xícara de vinagre de vinho branco
· 1 folha de louro
· sal
· pimenta do reino
· tomilho fresco
· 16 fatias de pão italiano, cortadas em fatias de 1cm
· 3 dentes de alho inteiros
· 16 fatias de presunto cru, tipo parma
· azeite de oliva extra-virgem

Modo de Preparo:

Numa travessa funda, coloque os peperoncinos cortados em lâminasm sem sementes. Acrescente o vinagre de vinho branco, o louro, o tomilho, o sal e a pimeta do reino a gosto. Deixe marinar na geladeira por 4 horas, no minimo. Em seguida, despeje em uma peneira, para drenar.
Toste as fatias de pão em assadeira no forno, deixando o pão macio no meio. Esfregue nas fatias, ainda quentes, o alho, para que o sabor fique bem impregnado e, depois, cubra com uma camada de peperoncinos marinados.
Regue com azeite de oliva suficiente para penetrar nas fatias. Sirva cada uma delas com uma lâmina de presunto cru por cima.

Domingo, Janeiro 11, 2009

Pimenta TABASCO



Pimenta TABASCO
(Capisicum frutescens)
(Ardência : 50.000 Scoville)
Tabasco é o nome de uma pequena cidade mexicana que manteve intensas atividades comerciais com a cidade de Nova Orleans nos Estados Unidos, em meados do século 19. Pelo que se sabe, foi de lá que se originou essa deliciosa e picante pimenta que conquistou o mundo da gastronomia.
Os frutos do TABASCO são eretos e tem cerca de 7cm de comprimento e 1 cm de largura. Antes de amadurecerem são amarelos, mas depois tornam-se alaranjados e, finalmente, vermelhos. Cada planta produz em média 100 frutos. Seu grau de pungencia varia de 30 mil a 50 mil unidades Scoville, e 8 na escala de temperatura. Sua polpa é muito utilizada no preparo de peixes e, quando fresca, pode ser adicionadas a saladas
Para comprar as sementes mande-me um e-mail :

Quinta-feira, Maio 01, 2008

SORVETE DE PIMENTA

Ingredientes:

· 1 pote de 2 litros de sorvete de creme
· 1 pote de geléia de pimenta (cerca de 190 g)
· 200 g de chocolate meio-amargo picado
· ¾ xícara (chá) de água
· 1 colher (sopa) de açúcar ¼ xícara (chá) de creme de leite fresco
· 1 colher (chá) de manteiga
· 1 colher (sopa) de rum

Modo de Preparo:

Deixe o sorvete em temperatura ambiente até ficar levemente amolecido. Misture a geléia e volte o sorvete para o freezer. Para a calda, coloque o chocolate, a água, e o açúcar numa panela em banho-maria. Deixe em fogo baixo mexendo sempre até o chocolate derreter completamente. Continue cozinhando em banho-maria por mais 15 minutos mexendo de vez em quando. Retire do fogo e misture o resto dos ingredientes. Sirva imediatamente sobre o sorvete ou conserve em geladeira para uso posterior, neste caso reaqueça a calda em fogo baixo.

Quarta-feira, Abril 16, 2008

TACO MEXICANO - APIMENTADÍSSIMO







TACO MEXICANO
APIMENTADÍSSIMO


Ingredientes:

· 4 tortilhas de farinha de trigo de 20cm
· 1 1/2 colher (chá) de azeite
· 1 cebola roxa, em lascas
· 1 abobrinha cortada longitudinalmente em quartos e em fatias finas
· 1 1/2 xícara de champignon fresco fatiado
· 2 colheres (chá) de pimenta ardida em pó (chili powder)
· 1 colher (chá) de cominho em pó
· 1 1/2 xícara de milho verde congelado
· 2 colheres (sopa) de massa de tomate sem sal
· 3/4 de xícara de molho de tomate apimentado, suave ou meio ardido
· 1 lata de 420g de feijão preto, lavado e escorrido
· 3 colheres (sopa) de coentro fresco picado (ou salsa)
· 1/4 de xícara de queijo cheddar ralado
· 1/4 de xícara de creme de leite azedo light
Preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 180º (médio). Embrulhe as tortilhas em papel-alumínio e coloque no forno por 10 minutos, até aquecê-las.
2. Enquanto isso, aqueça, o azeite em uma frigideira anti-aderente grande, em fogo médio, sem deixar fumegar. Refogue a cebola, a abobrinha e o champignon por cerca de 8 minutos, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar tenra e o champignon soltar seu líquido. Acrescente a pimenta ardida em pó, o cominho e o milho verde e cozinhe por aproximadamente 2 minutos, até sentir o aroma. Adicione a massa de tomate, o molho apimentado, o feijão preto e o coentro e cozinhe por cerca de 2 minutos, até aquecer por igual.
3. Recheie cada tortilha com a mistura de hortaliças, salpique com o queijo cheddar e coloque uma colherada do creme de leite azedo. Enrole as tortilhas, corte ao meio se preferir, e distribua entre quatro pratos.

Porções: 4
Tempo de Preparo: 25 minutos
Tempo Total: 25 minutos

Conselhos úteis: Para facilitar a limpeza, unte o ralador com spray anti-aderente antes de ralar o queijo. As tortilhas podem ser substituídas por metades de pão sírio; você não terá os legítimos tacos mas, com certeza, terá um prato saboroso.

Segunda-feira, Janeiro 29, 2007

Aceitação Mundial



Aceitação Mundial

No Brasil, as pimentas são cultivadas nas regiões de clima quente e frio. E, nos últimos dez anos, vem se firmando como ítem de grande importância tanto na culinária quanto no comércio nacionais. Graças ao seu vasto território, nosso país oferece inúmeros espaços propícios ao plantio de pimentas diversas. Por isso, grandes empresas multinacionais já estão se dedicando a esse tipo de cultivo e promovendo a exportação das pimentas brasileiras para os Estados Unidos, a Alemanha, a China, o Japão e vários outros países.
Com suas cores, aromas e pungência, as pimentas aguçam os sentidos, estimulam o apetite e, em alguns casos até beneficiam a saúde. Seu sucesso, portanto, está garantido nas mesas do mundo inteiro.

Quinta-feira, Janeiro 25, 2007

Pimenta Chora Menino



Pimenta Chora Menino
(Capisicum Chinense)
(Ardência : de 30.000 a 50.000 Scoville)


Seu fruto arredondado e de cor amarela chama a atenção pelo tamanho generoso – mede entre 3 e 4 cm de diâmetro e atinge até 5 cm de comprimento. Sua picância apresenta uma característica curiosa : é imperceptível num primeiro momento, mas alguns minutos depois após a degustação, manifesta um forte ardor.
Mais conhecida na região Nordeste brasileiro, especialmente na Bahia, costuma ser usada em saladas, peixes, caldos e sopas.

Para comprar as sementes mande-me um e-mail :


Seleção de espécies de pimentas


Seleção de espécies de pimentas

A domesticação de uma espécie se dá quando o homem interfere nesse processo de seleção natural. Nesse caso, ele define, de acordo com os seus interesses de cultivo, produtividade e qualidade, quais são as características que deseja perpetuar. E, assim, passa a selecionar sementes apenas das plantas em que essas características ocorrem de forma mais nítida.
Atualmente, as variedades cultivadas que entram na categoria de espécie domesticadas são : Capsicum Annuum, Capsicum Baccatum, Capsicum Frutescens, Capsicum Chinese e Capsicum Pubescens. Outra variedade, de grande valor comercial no Brasil, é a Cumari, uma espécie Silvestre, que pertence ao grupo Praetermissum. A classificação de uma pimentas em um outro grupo se dá pela análise de pungência, coloração, tamanho e formato dos frutos, além do porte da planta.

Quarta-feira, Janeiro 24, 2007

Pimenta Fidalga



Pimenta Fidalga
(Capsicum Chinese)
(Ardência : 50.000 Scoville)


Muito conhecida em algumas regiões do brasil, especialmente no interior de São Paulo e no Sul de Minas Gerais, essa pimenta, que alguns chamam de Cabacinha, adquire uma bela cor alaranjada quando está madura. Apresenta formato campanulado, com 4 cm de comprimento e cerca de 1,5 a 2,5 cm de largura
Para comprar as sementes mande-me um e-mail :

Terça-feira, Janeiro 23, 2007

A origem da unidade que mede ardência das pimentas, denominada Scoville


A origem da unidade que mede ardência das pimentas, denominada Scoville
Em 1912 um químico chamado Wilbur Scoville que trabalhava para a companhia farmacêutica Parker Davis desenvolveu um método para medir o nível de "calor" das pimentas. O teste foi chamado depois de, " Scoville Organoleptic Teste ".
No teste original, Wilbur misturou pimentas puras moídas com açúcar e água. Provadores tomavam a solução em concentrações crescentemente diluídas, até que eles alcançaram o ponto que o líquido já não queimava a boca. Um número foi então dado a cada pimenta, baseado em quanto precisou ser diluída até que eles já não pudessem provar (sentir) o calor. É um procedimento de diluição subjetivo, levando em conta o gosto.
A ardência (ou fator de calor) das pimentas é medida em múltiplos de 100 unidades. Da Sweet Bell, zero unidades de Scoville ao poderoso Habanero, 500,000 unidades de Scoville! A substância que faz uma pimenta tão quente é chamada Capsaicina, que fica entre 15,000,000 e 16,000,000 unidades de Scoville!

Segunda-feira, Janeiro 22, 2007

Pimenta Cumari do Pará



Pimenta Cumari do Pará
(Capsicum Chinese)
(Ardência : 50.000 Scoville)

Também conhecida como Cumari Amarela, costuma ser confundida com a Cumari verdadeira, a qual, inclusive pertence a outra família – a das Baccatum. Com frutos triangulares, que medem 3 cm de comprimento por 1 cm de largura, torna-se amarela ao amadurecer. É muito aromática e muito picante.
Para comprar as sementes mande-me um e-mail :

Domingo, Janeiro 21, 2007

Pimenta Dedo de moça



Pimenta Dedo-de-moça
(Capsicum Baccatum)
(Ardência : de 5.000 a 15.000 Scoville)


É uma das pimentas mais consumidas no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, onde também recebe os nomes de chifre de veado e de pimenta vermelha. Quando seca e picada, é ainda conhecida como pimenta calabresa. Na natureza, seus frutos, alongados e intensamente vermelhos, medem entre 6,5 cm e 8 cm e têm de 1 a 1,5 cm de largura.
Para comprar as sementes mande-me um e-mail :

Sábado, Janeiro 20, 2007

Pimenta Murupi


Pimenta Murupi
(Capsicum chinese)
(Ardência : de 60.000 a 100.000 Scoville)


Tradicionalmente cultivada na região Norte do Brasil, faz sucesso com seu aroma característico e sabor picante. Pode ser encontrada fresca, na forma de molhos (como o de tucupi ou manipueira, extraídos da mandioca), ou ainda em conservas à base de vinagre, óleo e soro de leite. Seus frutos são alongados e, antes de amadurecerem, apresentam coloração verde. Depois, adquirem um tom amarelo, que se intensifica até o vermelho, quando as pimentas estão maduras.
O comprimento varia : as menores, que medem de 2 a 4 cm, tem ardência mais acentuada e são conhecidas como murupizinho. Os frutos de tamanho intermediário apresentam de 3,5 a 6 cm de comprimento e são chamadas de Murupi comum. Finalmente há o Murupi grande, com 9 cm de comprimento. Trata-se de uma pimenta de alta picancia.
Para comprar as sementes mande-me um e-mail :

Sexta-feira, Janeiro 19, 2007

Pimenta Biquinho (de Bico)



Pimenta Biquinho
(Capsicum chinese)
(Ardência : 1.000 Scoville)


Recebe este nome porque seu fruto arredondado estreita-se completamente na ponta, ganhando formato parecido com o de um bico. De cor vermelha forte, ela mede 3 cm de comprimento e alcança, de largura, 1,5 cm na parte maior e cerca de 0,2 cm no extremo mais fino
É de uma variedade que está se difundindo com grande rapidez no Estado de Minas Gerais, onde sempre foi usada como planta ornamental e agora vem sendo empregada no preparo de molhos, peixes e carnes. Também é muito apreciada em conservas feitas em garrafas de aguardente.

Para comprar as sementes mande-me um e-mail :


Pimenta era moeda de troca



Pimenta era moeda de troca

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, diversas tribos indígenas já cultivavam uma grande variedades de pimentas. O alemão Hans Staden, que permaneceu entre os índios brasileiros entre 1547 e 1555, relatou bem detalhadamente acerca do uso das pimentas pelos povos nativos, que a empregavam não apenas como tempero, mas também como moeda. Ele presenciou, por exemplo, a troca de pimentas por facas e machados trazidos pelos franceses. E, em 1814, o explorador francês Alexander Humboldt narrou que “as pimentas eram tão indispensáveis para os nativos quanto o sal para os brancos”

Quinta-feira, Janeiro 18, 2007

Pimenta Malagueta


Pimenta Malagueta
(Capsicum frutescens)
(Ardência : de 60.000 a 100.000 Scoville)


Uma das pimentas mais conhecidas e utilizadas no Brasil, é muito cultivada na Zona da mata mineira e no interior de São Paulo. Conforme a região produtora, pode-se encontrar duas variáveis da mesma planta : as menores, chamadas de malaguetinha, e as maiores, denominadas malaguetão. Todas são idênticas no quesitos de ardido e coloração.
Antes de estarem maduros, seus frutos apresentam coloração verde. É nesse estágio que costumam ser consumidos em minas Gerais. Depois, tornam-se vermelhos e atingem dentre 1,5 cm e 3 cm de comprimento e de 0,4 a 0,5 cm de largura. Na culinária, a pimenta malagueta é muito apreciada em pratos à base de peixes e carnes, além de estar presente em receitas típicas, como o famoso acarajé baiano. Em São Paulo, há uma preferencia pela malagueta madura e vermelha. Muito utilizada e plantada na China e na Tailândia, a malagueta tem elevado grau de ardência. Em Portugal, o termo malagueta serve para designar um grande numero de pimentas.
Para comprar as sementes mande-me um e-mail :

A origem do nome PIMENTA !


A origem do nome Pimenta
O termo pimenta vem do latim pigmentum, que significa pintar. Seu sentido original era o de matéria corante. Depois, passou a indicar uma especiaria aromática, para finalmente designar o fruto de PIPER NIGRUM – a popularmente conhecida pimenta-do-reino. Hoje, no entanto, em muitos lugares é usado indistintamente tanto para designar a pimenta-do-reino quanto para as pimentas de gênero Capsicum
Pode-se dizer que Colombo foi um dos responsáveis por essa confusão de nomenclatura. Em 1492, quando se lançou à procura de novas rotas para as ilhas das especiarias, ele estava em busca da pimenta-do-reino. Mas não somente errou o destino, indo parar na Ilha de San Salvador, no Caribe, como também entendeu que a picância presente nos pratos locais devia-se ao uso da pimenta-do-reino. Só com o tempo, percebeu-se que os frutos responsáveis pela agradável picância das receitas locais eram de outro tipo, mas aí a denominação de “pimenta” já estava difundida para designar também as variedades do gênero Capsicum, hoje chamadas de pimentas hortícolas. Já a palavra CHILLI, de origem asteca, serve para nomear os frutos do gênero Capsicum em vários países, entre os quais os Estados Unidos. Da mesma forma, o termo AJI é usado, nos países andinos, para designar uma variedade, enquanto, no Brasil, consagrou-se o termo Pimenta; em Portugal, malagueta; e na Hungria, páprica.

Quarta-feira, Janeiro 17, 2007

Pimenta Cumari


Pimenta Cumari
(Capsicum Baccatum)
(Ardência : de 30.000 a 50.000 Scoville)


Conhecida também pelos nomes de Cumbari e Comari, é encontrada apenas no Brasil, onde seu consumo vem crescendo ano a ano. É bastante popular no Sudeste brasileiro, onde colhem ainda verde, em tempo de evitar que os pássaros devorem seus pequenos e deliciosos frutos, de forma redonda e ovalada.
Embora ainda tida como uma variedade silvestre, uma demanda crescente pelo consumo vem motivando algumas plantações experimentais, que brevemente podem dar origem a cultivos extensivos. Bastante empregada em molhos, cozidos e marinado.
Para comprar as sementes mande-me um e-mail :

Receitas - Molho de Manga com Pimenta Habanero



Molho de Manga com Pimenta Habanero

Ingredientes
· 130ml de vinagre branco
· 6 mangas inteiras descascadas
· 7 Kiwi inteiros descascados
· 7 pimentas Habanero inteiras sem sementes (fresco)
· Suco de 4 limas
· Suco de 3 limões
· 4 colheres de sopa de suco de laranja
· 1/3 xíc. de vinagre branco
· 1 col. de chá de sal
· 2 xíc. de água


Modo de preparo
Em panela coloque as Habaneros, água e sal. Ferva lentamente durante 15 minutos, então escoe e guarde 3/4 xícara desta água.
No liquidificador coloque a água guardada e todos os ingredientes restantes, exceto o vinagre. Retorne à panela e deixe em fogo médio durante 10 minutos e mexa constantemente. Retire do fogo, coloque o vinagre e mexa ligeiramente até esfriar.
Mantenha em refrigerador por 4 meses ou conserve em vidros apropriados. Refrigere depois de aberto.

Terça-feira, Janeiro 16, 2007

Pimenta Rocoto


Pimenta Rocoto
(Capsicum pubescens)
(Ardência : acima de 70.000 Scoville)

O termo rocoto deriva da palavra hispânico-andina rocin, que significa esboço de cavalo. E, de fato, os frutos dessa pimenta lembram o desenho de uma cabeça de cavalo. Daí, vem outro nome pelo qual é conhecida : pimenta-cavalo. No México, é conhecida ainda como pimenta-pêra e como pimenta-maçã. Seus frutos, arredondados, assemelham-se a uma cereja quando são pequenos, e a uma maçã, ao ficarem grandes. Assim que amadurecem, assumem a cor amarela, vermelha ou laranja. O arbusto que lhe dá origem cresce por mais de dez anos e torna-se tão largo que, em alguns lugares, é chamado de árvore de pimenta. A rocoto é a única pimenta cuja sementes são pretas.

Pimenta Orange Habanero


Pimenta Orange Habanero
(Capsicum chinese)
(Ardência : 500.000 Scoville)

Os frutos dessa variedade podem ser encontrados em diversas cores : do verde escuro ao alaranjado, e do laranja-avermelhado ao vermelho intenso depois de maduros. Sua forma lembra um lampião, com mais ou menos 5 cm de comprimento e de 3 a 4 cm de diâmetro. A palavra habanero significa de havan, e essa variedade é muito difundida na Península de Yucátan, no México. É a pimenta mais picante que se tem conhecimento, sendo de 30 a 50 vezes mais ardida que o Jalapeño. Por isso, é bom Ter cuidado ao manuseá-la, para evitar irritações nos olhos e nos dedos.
Apesar da forte picância, seu sabor único e as cores intensas combinam perfeitamente com pratos à base de tomates. Quando maduro, o fruto torna-se levemente doce, a as nuanças frutais se acentuam. Tende a ser muito confundida com a scotch bonnet, da qual difere basicamente no formato. É muito utilizada em molhos, marinados de frutos do mar e picles.
Para comprar as sementes mande-me um e-mail :
prof.pimenta@gmail.com

Domingo, Janeiro 14, 2007

Pimenta, quase um vício !?


Pimenta, quase um vício !?


Dizer que alguém é “viciado” em pimenta pode ser uma expressão menos exagerada que parece à primeira vista. Basta analisar o efeito que o ardor da pimenta provoca em nosso organismo, para entender por que quem a come com frequencia tende a consumi-la em quantidades cada vez maiores. É que sua picância causa uma sensação semelhante a de uma queimadura, e o cérebro, pra compensar o desconforto, libera a produção das chamadas “endorfinas”. Essas substâncias, liberadas também quando praticamos algum esporte produzem uma ação analgésica prolongada e intenso bem-estar. Muitos a comparam a uma espécie de “morfina natural” e atribuem a elas a irresistível atração que as pimentas exercem sobre o paladar humano.

Sábado, Janeiro 13, 2007

Pimenta Scotch Bonnet


Pimenta Scotch Bonnet
(Capsicum Chinese)
(Ardência : 250.000 Scoville)
De sabor forte e picante, com um leve toque frutal e aroma de defumado, essa pimenta lembra o Habanero, tanto em aparência quanto em paladar. É muito popular na Jamaica, onde entra na composição de um grande número de pratos, como o molho de jerk e o curries caribenhos. No entanto, acredita-se que seja originária do México e, aos poucos, os consumidores brasileiros também estão descobrindo o potencial desse delicioso tempero. Seus frutos são irregulares e enrugados. Medem entre 2,5 e 4 cm de comprimento, com um diâmetro de 2 a 4,5 cm. Antes de amadurecerem, apresentam coloração verde escura. Depois mudam para o alaranjado e, finalmente, ganham um tom vermelho intenso, ou cor de pêssego, ou mesmo amarela.
Para comprar as sementes mande-me um e-mail :

O mito do CHILLI


O mito do CHILLI

O famoso chilli com carne é um dos pratos mais famosos da culinária mexicana e também da cozinha americana da região do Texas. Feito à base de carne, pimenta picante, especiarias, cebola, tomates e feijão, pode ser encontrado pronto nas prateleiras dos supermercados desde 1898, quando a marca Gerbhardt lançou uma versão industrializada, que ajudou a popularizar ainda mais essa especialidade. E, claro, o chilli com carne não tem nada a ver com as pimentas que, em várias partes do mundo, como na Índia, também são chamadas de chilli.

Sexta-feira, Janeiro 12, 2007

Tesouros a descobrir


Tesouros a descobrir
Atualmente, contam-se mais de 150 variedades de Pimentas catalogadas no mundo, todas derivadas apenas de 5 espécies que são consideradas domesticadas. Há também as espécies silvestres (nativas) – aproximadamente 30 ou 40 – as quais, eventualmente, são usadas em cruzamentos para tornar os cultivos comerciais mais resistentes a doenças e pragas. Isso sem contar inúmeras outras variedades que os botânicos acreditam que sequer foram ainda descobertas, especialmente na Mata Atlântica Brasileira .
Tamanha diversidade entre as Capsicum é propiciada pela facilidade com que ocorrem cruzamentos entre os exemplares de uma mesma espécie e até de espécies diferentes. Quando esses cruzamentos acontecem, apenas a primeira geração é de sementes híbridas – ou seja, incapazes de se reproduzir. Depois, novos cruzamentos vão sendo estabelecidos, num processo lento e que tem nos insetos, principalmente nas abelhas melíferas, seu principal agente de diversificação. Além disso, as Capsicum pertencem a uma espécie de reprodução genética autógama (em que as flores são hemafroditas e se auto-fecundam).

Quinta-feira, Janeiro 11, 2007

Pimenta Cherry Bomb (Cereja)


Pimenta Cherry Bomb (Cereja)
(Capsicum annuum)
(Ardencia : 10.000 Scoville)

De frutos pequenos, redondos e levemente achatados, essa pimenta é chamada Cherry Bomb, em língua inglesa. De cor verde ao nascer, torna-se vermelha brilhante quando amadurece. É largamente utilizada em picles, mas pode ser consumida fresca e picada em molhos
Para comprar as sementes mande-me um e-mail :

Como tirar o ardor desagradável da boca ?

Como tirar o ardor desagradável da boca ?
Se, ao ingerir uma pimenta, você sentir um ardor desagradável, evite beber água. O líquido, em vez de ajudar, pode espalhar ainda mais a sensação ruim. O certo é levar um grande gole de creme-de-leite à boca, bochechar por um minuto e cuspi-lo. Se necessário, repita a operação. Você também pode substituir o creme-de-leite por sorvete, ou comer um pedaço de pão fresco, batata cozida ou ainda arroz. Esses alimentos têm boa capacidade de absorção e ajudam a drenar a capsaicina, responsável pelo ardor das pimentas Caso acidentalmente venha a ter o contato do ardor nos olhos, umedeça um guardanapo com leite e vá limpando os olhos, até o ardor sumir.

Quarta-feira, Janeiro 10, 2007

Pimenta tipo Calabresa Malagueta Defumada e Moída


Pimenta tipo Calabresa Malagueta
Defumada e Moída
(Ardência : 50.000 Scoville)
SABOR E AROMA "ESPETACULAR" INIGUALÁVEL !
Quando falamos "Pimenta tipo Calabresa" estamos nos referindo sempre ao processamento que a pimenta teve de desidratação e secagem, e, nunca nos referindo a "qualidade" da pimenta. Sendo assim, toda vez que ler ou ouvir falar em "pimenta tipo calabresa", procure saber qual a qualidade que foi seca. No caso acima, como mesmo menciono é da qualidade MALAGUETA.
Para comprar mande-me um e-mail :
prof.pimenta@gmail.com

Domingo, Janeiro 07, 2007

Pimenta MIrasol


Pimenta Mirasol
(Capsicum Annuum)
(Ardência : 10.000 Scoville)
De origem espanhola, significa olhando o SOL, que provalvelmente foi inspirado pelo formato dos frutos que são eretos e nascem para cima. Alongados e pontiagudos, com cerca de 10cm de comprimento e 2 cm de largura. Madura a Mirasol é de cor vermelha-escura

Para comprar as sementes mande-me um e-mail:
prof.pimenta@gmail.com

Sábado, Dezembro 30, 2006












2 comentários:

  1. Olá. Achei bem interessante o blog de vocÊs. Gostaria de saber se conhecem este rapaz que vende sementes de pimenta? Informação que achei por acaso no seu blog. Pois este rapaz me deu um golpe. Comprei 134,00 reais de semente e depois ele sumiu sem entregar. Estou postando aqui pois pode ser que não saibam que se trata de uma fraude este rapaz e o blogo confraria da pimenta.

    Obrigado

    Frederico

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Amei as informações,sobre os nomes, origem e características as pimentas!

    ResponderExcluir