quarta-feira, 14 de maio de 2014

Origem Boeuf Bourguignon

Origem Boeuf Bourguignon

É um prato que utiliza ingredientes simples, estilo um picadinho ou carne de panela, com a diferença da complexidade aromática e de sabores do prato. Na verdade cada um tem a sua receita, em geral receitas de família. É considerado um prato popular na França.
Como todo bom prato clássico existem divergências sobre a origem, e provavelmente surgiu do aproveitamento dos alimentos disponíveis na época.
A maioria das referências cita a região de Borgonha como origem do prato, que provavelmente utilizava os vinhos da região para o preparo do prato. A receita foi inventada para utilizar cortes de carne mais duros, que cozinhavam por um longo período para ficar macia. Além disso utilizavam vinho e elementos aromáticos para esconder sabores desagradáveis que poderiam existir pela má conservação dos produtos.
Uma referência que me chamou a atenção, e não deixa de ser possível pela história, é que no século XV, durante a Renascença, através das mudanças dos hábitos alimentares da Itália, a utilização de ingredientes e temperos diferentes, ao aprimoramento do modo de servir e das técnicas culinárias, ocorreu um engrandecimento da cultura e culinária na Itália.
Catarina de Médici, que se casou com o Rei Henry II, e se tornou rainha da França, levou sua comitiva com cozinheiros que desenvolveram o novo método de cozinhar, e transformou a história da gastronomia francesa.
Encontrei também uma fonte interessante sobre os vinhos de Borgonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário